sábado, 11 de julho de 2015

QUICHE DE PÃO


INGREDIENTES

Massa 165g de pão de forma trituradas (+/-5 fatias)
3 colheres (sopa) de azeite (45ml)
50g de queijo parmesão ralado (½ xícara de chá)
Recheio 150g de peito de peru picadinho (1 xícara de chá)
150 g de queijo minas padrão ralado (1 xícara de chá)
¼ xícara (chá) de azeitona verde picada (35g)
cebolinha picadinha e sal a gosto
3 ovos
350g de queijo cottage (1 ½ xícara de chá)
½ colher (chá) de fermento em pó


 MODO DE PREPARO

Massa

Numa tigela coloque 165 g de pão de forma trituradas, 3 colheres (sopa) de azeite, 50 g de queijo parmesão ralado e misture bem. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma redonda e canelada, de fundo falso (24 cm de diâmetro) untada com azeite, pressionando bem e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por 10 minutos. Retire do forno e reserve.


Recheio

Misture, numa tigela, 150 g de peito de peru picadinho, 150 g de queijo minas padrão ralado, ¼ xícara (chá) de azeitona verde picadinha, cebolinha picadinha a gosto e espalhe sobre a massa (reservada acima). Coloque num liquidificador 3 ovos, 350 g de cottage e bata bem. Adicione ½ colher (chá) de fermento em pó e bata novamente. Despeje este creme sobre a massa de pão e leve ao forno novamente a 180°C por 40 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.

8 PORÇÕES

REQUEIJAO CASEIRO


INGREDIENTES

1 litro de leite
3 colheres (sopa) de vinagre branco
2 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha
1 colher (sopa) de margarina
Sal a gosto

Opcional
100g de muçarela ralada, ou queijo minas, ou queijo processado


 MODO DE PREPARO

1- Em uma panela, aqueça 1 litro de leite em fogo médio até ferver. Quando ferver, apague o fogo, retire 1 xícara (chá) deste leite fervido e reserve.

2-  acrescente 3 colheres (sopa) de vinagre no restante do leite e mexa um pouco para talhar (5 minutos). Coe a mistura em uma peneira, transfira para um pano e esprema bem. Reserve.

3- O que sobrar no pano é a ricota caseira! Em um liquidificador, coloque 2 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha, 1 colher (sopa) de margarina, sal a gosto, a ricota (que ficou no pano) e, aos poucos, junte 1 xícara (chá) de leite fervido (reservado acima).

4- Bata bem até obter um creme liso. Transfira este creme para um copo e leve à geladeira para firmar. Retire da geladeira e sirva em seguida com torrada ou em alguma preparação que leve requeijão. 



Dica: Para incrementar seu requeijão, adicione 100g de muçarela ralada (ou 100g de queijo minas padrão) ou 1 quadradinho de queijo processado (20g).

Rendimento:

Sem colocar queijo: 320g
Com queijo processado: 340g
Com muçarela (ou minas padrão): 420g

ESCONDIDINHO DE AIPIM


 INGREDIENTES

250 g de aipim (mandioca) picado
1 ½ xícara (chá) de água
½ xícara (chá) de leite de coco
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 ½ xícara (chá) de água
Sal a gosto
200g de recheio (de sua preferência / carne seca, camarão, frango, carne moída, lingüiça)
100g de requeijão cremoso
100g de queijo coalho ralado


 MODO DE PREPARO

1- Em um liquidificador coloque o aipim (mandioca) picado, água e leite de coco; pulse para misturar os ingredientes. Coloque numa panela a manteiga, cebola pequena picadinha e alho picadinho e leve ao fogo baixo até a cebola murchar mas sem dourar.

2- Adicione o aipim batido (feito acima), 1 ½ xícara (chá) de água, tempere com sal a gosto e misture, mexendo sempre, até o aipim cozinhar (aprox. 30 minutos). Se necessário adicione mais água.

3- Em um refratário coloque uma porção de aipim, uma camada de recheio (de sua preferência), uma camada de requeijão cremoso, cubra com o restante do aipim e polvilhe queijo coalho ralado. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida com salada verde.  

SUFLE DE QUEIJO



INGREDIENTES

3 gemas

200ml de creme de leite fresco (¾ xícara de chá cheia)

sal e pimenta-do-reino a gosto

100g de queijo parmesão ralado (1 xícara de chá)

100g de queijo provolone ralado no ralo fino (1 xícara de chá)

5 claras batidas em neve


 MODO DE PREPARO

1 - Numa tigela coloque 3 gemas, 200ml de creme de leite fresco, sal e pimenta-do-reino a gosto e, com um batedor de arame, bata bem. Adicione 100g de queijo parmesão ralado, 100g de queijo provolone ralado no ralo fino e misture. Acrescente 5 claras batidas em neve e misture delicadamente.

2 - Em forminhas individuais (4 cm de diâmetro x 4 cm de altura) untadas com manteiga coloque uma porção da mistura (feita acima) e leve para assar em forno médio pré-aquecido em banho-maria a 180ºC por +/- 30 minutos ou até que enfiando o palito ele saia limpo. Retire do forno e desenforme. Sirva em seguida.

Rende 8 porções

COXA DE FRANGO RECHEADA



INGREDIENTES

4 coxas de frango

Sal a gosto


Recheio:

4 linguiças toscanas sem a pele

Empanamento:

Farinha de trigo

Ovo batido temperado com sal

Farinha de rosca  


 MODO DE PREPARO

Coxa Recheada:
1- Pegue uma coxa de frango e retire a pele puxando-a com as mãos. Depois vá passando a ponta de uma faca afiada ao redor do osso da coxa, descolando toda a carne do osso, até a outra ponta do osso.

2- Assim que a carne estiver descolada do osso, corte o osso deixando apenas um pedaço de aprox. 2 cm, o restante despreze.

3- Repita o mesmo procedimento com o restante das coxas. Tempere com sal a gosto.

Recheio:
Coloque um palito de churrasco enfiando na coxa, como se fosse o osso. Isso vai dar firmeza à coxa na hora de fritar. Recheie cada coxa de frango com a linguiça toscana sem a pele, apertando bem para ficar firme. Feche a abertura da coxa com palito de dentes e reserve.

Empanamento:
Passe as coxas de frango (já recheadas) na farinha de trigo, depois no ovo batido e temperado e em seguida na farinha de rosca. Frite em óleo não muito quente por 15 minutos. Retire do óleo, escorra num papel absorvente e sirva em seguida acompanhado com creme de espinafre.

SALPICÃO LEVE DE FRANGO



INGREDIENTES

Frango
3 peitos de frango com pele e osso (2,3 kg)
2 dentes de alho
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de vinho branco


Molho
1/3 de xícara (chá) de uvas-passas brancas
2 copos de iogurte natural
¼ de xícara (chá) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
5 mini maçãs vermelhas
2 talos de salsão cortados em fatias finas
2 limões
Nozes picadas para decorar
Salsinha lisa para decorar


 MODO DE PREPARO

Frango
1- Lave bem os peitos de frango com pele e osso em água corrente e seque com um pano de prato limpo. Coloque os dentes de alho no pilão com o sal e bata até formar uma pastinha lisa. Tempere os peitos de frango com a pastinha, espalhando bem por baixo da pele. Reserve.

2- Coloque os peitos de frango em uma assadeira média, regue com vinho branco, cubra com papel alumínio e leve ao forno alto a 200°C por 1 hora e 20 minutos.

3- Retire os peitos do forno e deixe que esfriem. Depois de frios transfira os peitos de frango para um recipiente, retire a pele, os ossos e desfie a carne. Reserve.

4- Coe o molho que se formou na assadeira e reserve 3 colheres (sopa) deste molho para hidratar as uvas-passas. Com o restante do molho regue o frango desfiado e leve à geladeira até a hora de montar e servir.

Molho
Coloque numa tigela o iogurte natural, azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto, misture e reserve. Corte as maçãs inteiras (em pé) em rodelas finas no mandolim ou no ralador. Transfira as maçãs fatiadas para uma tigela, esprema 2 limões e misture com o salsão, as uvas-passas, o frango desfiado com o molho de iogurte.


Montagem
Numa travessa grande disponha em escamas as rodelas de maçã, até formar um círculo. No centro do círculo coloque o salpicão, salpique as nozes picadas e as folhas de salsinha. Sirva em seguida ou leve à geladeira.

RENDE 10 PORÇOES.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

CHEESECAKE DE CHOCOLATE


Ingredientes

Massa
150 g de biscoitos de chocolate triturados (1 ½ xícara de chá)
1 colher (sopa) cheia de cacau em pó
60 g de manteiga em temperatura ambiente

Creme
600 g de cream cheese
200 g de açúcar
2 colheres (sobremesa) de amido de milho
1 colher (sopa) de essência de baunilha
4 ovos
3 gemas peneiradas
180 ml de creme de leite fresco (¾ xícara de chá)
2 colheres (sobremesa) de cacau em pó
200 g de chocolate meio amargo derretido


Modo de preparo

Massa
1°- Numa tigela coloque 150 g de biscoitos de chocolate triturados (1 ½ xícara de chá), 1 colher (sopa) cheia de cacau em pó, 60 g de manteiga em temperatura ambiente e misture com as pontas dos dedos até formar uma mistura homogênea.

2°- Forre uma forma redonda de fundo falso (23 cm de diâmetro) por fora com filme plástico e em seguida com papel alumínio. Cubra o fundo da forma com a massa de biscoito (feita acima) e leve ao freezer por +/- 5 minutos.

Creme
3°- Coloque numa batedeira 600 g de cream cheese e 200 g de açúcar e bata bem. Desligue a batedeira adicione 2 colheres (sobremesa) de amido de milho, 1 colher (sopa) de essência de baunilha, 4 ovos, 3 gemas peneiradas, 180 ml de creme de leite fresco e 2 colheres (sobremesa) de cacau em pó. Misture com uma espátula, ligue a batedeira e bata bem por +/- 3 minutos. Desligue a batedeira acrescente 200 g de chocolate meio amargo derretido e misture delicadamente.

4°- Retire a forma do freezer. Coloque o creme de chocolate (feito acima) e leve ao forno médio a 180°C em banho-maria por +/- 1 h 20 minutos ou até firmar. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida.

CHEESECAKE DE GOIABA


Ingredientes

Massa
200 g de biscoito doce sem recheio moído
100 g de manteiga

Creme recheio
400 g de requeijão cremoso
100 g de açúcar
raspas e suco de 1 limão
1 colher (sopa) de amido de milho
3 ovos
200 ml de creme de leite fresco
600 g de goiabada derretida com ¼ xícara (chá) de água

Creme de Requeijão Cremoso cobertura opcional!
100 g de requeijão cremoso
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
1 ½ colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo
Numa tigela misture com um batedor de arame 100 g de requeijão cremoso, ½ xícara (chá) de creme de leite fresco, 1 ½ colher (sopa) de açúcar até formar um creme macio.


Modo de preparo

Massa base
1 - Numa tigela misture 200 g de biscoito doce sem recheio moído, 100 g de manteiga até formar uma farofa. Forre o fundo de uma fôrma redonda de fundo falso (27 cm de diâmetro) e reserve.

Creme recheio
2 - Coloque numa batedeira 400 g de requeijão cremoso, 100 g de açúcar e bata bem até formar um creme. Com a batedeira ligada adicione raspas e suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de amido de milho, 3 ovos e bata bem. Acrescente 200 ml de creme de leite fresco e bata rapidamente até misturar.

Montagem
3 - Sobre a massa de biscoito (reservada acima) espalhe 600 g de goiabada derretida com ¼ xícara (chá) de água, cubra com o creme de queijo (feito acima) e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme, decore com o creme de requeijão cremoso e sirva em seguida.

TORTA DE BATATA E FRANGO



Ingredientes

Para o recheio de frango
3 colheres (sopa) de azeite
1 kg de peito de frango
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1/2 pimenta dedo-de-moça picada
Ervas (1 galho de cada): alecrim, sálvia, tomilho e manjerona
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 500 ml de água quente (para cozinhar o frango)
Sal a gosto
250 g de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picada

Para o molho branco cobertura da torta
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
500 ml de leite com 1 tablete caldo de frango dissolvido
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/2 lata de creme de leite com soro
1 colher (café) de gengibre em pó
1 pitada de noz-moscada e sal temperado


Para a montagem
1 batata média fatiada fina (no fatiador) temperadas com sal e alecrim
600 g recheio de frango
Molho branco
Forma de 25 cm de diâmetro de fundo falso x 3 cm de altura (ou individual), untada com manteiga amolecida e polvilhado queijo ralado fino
Queijo parmesão ralado, folhas de alecrim fresco, salsinha e manjericão picados para polvilhar

Modo de preparo
Para o recheio de frango
Aqueça o azeite. Coloque o frango, a cebola, o alho e a pimenta.Deixe dourar. Acrescente as ervas e o tomate. Deixe murchar. Junte o caldo de galinha, aos poucos. Acerte o sal e deixe cozinhar por, mais ou menos, 25 min em fogo médio. Desfie o frango em lascas grandes. Retire as ervas e misture o requeijão, a salsinha e a cebolinha.Use como recheio da torta.


Para o molho branco cobertura da torta
Derreta a manteiga.Acrescente a farinha de trigo, mexendo sempre e adicione o leite até formar um creme. Misture o creme de leite. Coloque a noz-moscada e acerte o sal.


Para a montagem
Espalhe as rodelas de batata na forma untada e polvilhe queijo ralado fino e alecrim. Coloque o recheio de frango. Cubra com molho branco e finalize com queijo ralado, alecrim e salsinha. Leve ao forno médio coberta com papel-alumínio por 30 min. Retire o papel e deixe por mais 10 min para dourar.

OMELETE JAPONESA


Ingredientes

6 ovos
2 colheres (sopa) de leite
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
50 g de recheio a gosto


Modo de preparo

1 - Bata 6 ovos com 2 colheres (sopa) de leite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto

e depois peneire-os para retirar a película. Adicione 50 g de recheio a gosto e misture.

2 - Numa frigideira untada com manteiga, coloque uma porção dos ovos com uma concha e espalhe bem. Enrole metade da omelete solte-a toda da frigideira e puxe a parte enrolada da omelete para a outra lateral da frigideira. Unte novamente a frigideira, se necessário, adicione mais uma porção da mistura de ovos para juntar na borda que não está enrolada. Quando cozido enrole novamente até a metade, puxe a omelete para a lateral e coloque mais uma porção de ovos para juntar na borda que não está enrolada. Faça o mesmo procedimento até terminar a mistura de ovos. No final enrole toda a omelete e corte rolinhos de +/- 2 cm. Sirva em seguida.

BOLO TRUFADO DE MARACUJÁ



Ingredientes

Massa
5 ovos
200 g de açúcar
200 g de farinha de trigo
70 g de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de suco de maracujá misturado com 4 colheres (sopa) de água


Recheio
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
150 ml de suco de maracujá
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)


Cobertura
300 g de chocolate meio amargo derretido
8 colheres (sopa) de suco de maracujá


Modo de preparo

Bolo

1 - Numa batedeira coloque 5 ovos e 200 g de açúcar e bata bem até dobrar de volume (+/- 10 minutos). Desligue a batedeira e adicione 200 g de farinha de trigo, 70 g de chocolate em pó e 1 colher (chá) de fermento em pó e misture delicadamente até formar um creme fofo.

2 - Transfira este creme (feito acima) para uma fôrma de bolo com buraco no meio (24 cm de diâmetro), untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por +/- 35 minutos. Retire do forno e desenforme.

3 - Com uma faca corte a superfície plana do bolo de chocolate e retire uma tampa. Reserve a tampa. Volte o bolo (sem a tampa) para a fôrma e com uma colher retire o miolo do bolo, formando uma cavidade e deixando uma borda de bolo na lateral e no centro do bolo (+/- 1 cm de massa nas laterais). Molhe esta cavidade do bolo com 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá misturado com 4 colheres (sopa) de água e com uma colher coloque o recheio de maracujá (receita abaixo) até preencher toda a cavidade. Alise a superfície e cubra com a tampa que foi retirada do bolo. Aperte ligeiramente fechando bem. Desenforme o bolo e cubra-o com chocolate derretido misturado com suco de maracujá. Sirva em seguida.


Recheio
4 - Num liquidificador coloque 1 lata de leite condensado, 1 caixa de creme de leite, 150 ml de suco de maracujá e 1 envelope de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante) e bata bem até ficar homogêneo. Reserve até rechear o bolo.

Cobertura
5 - Numa tigela coloque 300 g de chocolate meio amargo derretido e 8 colheres (sopa) de suco de maracujá, misture bem e cubra o bolo já recheado.

OBS: com o miolo do bolo você pode fazer um falso cajuzinho, misturando 200 g de farelo de bolo (4 xícaras de chá) com 160 g de pasta de amendoim (1 xícara de chá). Modele os cajuzinhos nas mãos, passe no açúcar e coloque em cada um 1/2 amendoim.

TORTA MUSSE DE CHOCOLATE



Ingredientes

1 xícara (chá) de água (240 ml)
¾ xícara (chá) de açúcar (140 g)
100 g de manteiga (9 colheres de sopa)
540 g de chocolate meio amargo picado (4 xícaras de chá)
6 ovos


Cobertura
1 xícara (chá) de creme de leite fresco (240 ml)
240 g chocolate meio amargo picado (1 ½ xícara de chá cheia)


Modo de preparo
1º) Em uma panela, coloque 1 xícara (chá) de água e ¾ xícara (chá) de açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver e o açúcar dissolver. Abaixe o fogo e cozinhe lentamente por 5 minutos até formar uma calda de açúcar. Reserve.

2º) Derreta, em uma outra panela, 100 g de manteiga em fogo baixo. Assim que ficar líquida adicione 540 g de chocolate meio amargo picado e misture bem até que o chocolate também derreta e fique em creme liso. Junte a calda de açúcar (feita acima), apague o fogo e deixe esfriar. Adicione 6 ovos e misture bem para formar um creme homogêneo.

3º) Pegue uma fôrma redonda de fundo falso (24 cm de diâmetro X 8 cm de altura), unte com manteiga. Forre o fundo com papel manteiga e cubra a fôrma, por fora, com papel alumínio para que a água do banho-maria não atrapalhe o cozimento.

4º) Coloque a mistura de chocolate dentro da fôrma e leve ao forno médio, pré-aquecido a 180°C, em banho-maria por 50 minutos. Depois deste tempo retire do forno e deixe esfriar completamente.

Cobertura
5º) Coloque em uma panela 1 xícara (chá) de creme de leite fresco e leve ao fogo baixo até esquentar. Retire do fogo, adicione 240 g chocolate meio amargo picado e misture até formar um creme homogêneo e o chocolate derreter. Deixe esfriar. Coloque este creme sobre a torta pronta (reservada acima), sacudindo a fôrma para espalhar bem. Leve para a geladeira até a cobertura ficar firme (+/- 2 h). Desenforme e sirva em seguida com chantilly ou sorvete de creme.

TORTA FÁCIL DE CHOCOLATE



Ingredientes



Recheio

1 lata de leite condensado (395 g)
200 g de chocolate meio amargo derretido (1 1/3 xícara de chá)
1 ovo


Massa

1 pacote de mistura pronta (em pó) para bolo sabor chocolate (450 g)
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga (60 g)


Cobertura de Chocolate

1/3 xícara (chá) de creme de leite fresco
¾ xícara (chá) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro (45 g)
2 colheres (sopa) de licor de chocolate (75 g)
200 g de manteiga em temperatura ambiente


Modo de preparo


Recheio

1º) Misture em uma tigela 1 lata de leite condensado, 200 g de chocolate meio amargo derretido e 1 ovo e reserve.


Massa


2º) Em uma tigela, coloque 1 pacote de mistura pronta (em pó) para bolo sabor chocolate, 1 ovo e 2 colheres (sopa) de manteiga e misture bem até formar uma farofa úmida.



Montagem


3º) Em forminhas de empada (7 cm de diâmetro) forre o fundo e as laterais com a massa de bolo e preencha a forminha com uma porção de recheio de chocolate (reservado acima) até a borda. Leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 20 minutos ou até que o recheio esteja firme. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e sirva em seguida decorando com a cobertura de chocolate.



Cobertura de Chocolate

1°) Em uma batedeira, coloque 1/3 xícara (chá) de creme de leite fresco, ¾ xícara (chá) de chocolate em pó, 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, 2 colheres (sopa) de licor de chocolate e 200 g de manteiga em temperatura ambiente e bata bem até formar uma mistura homogênea. Coloque em um saco de confeiteiro com bico pitanga e aperte sobre o centro de cada tortinha, fazendo movimentos circulares até formar uma espiral com 5 cm de altura.

TORTA DE BOMBOM

Ingredientes

Para a massa com chocolate
250 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
150 g manteiga (ou margarina) em temperatura ambiente
1 gema

Para o recheio de brigadeiro
500 g de doce de leite cremoso
1/2 lata de creme de leite (sem soro)
50 g de chocolate em pó
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de essência de rum
1 colher (chá) de essência de baunilha

Para a montagem
Casquinhas assadas
Recheio de brigadeiro
Chocolate meio amargo derretido
250 g de chantilly batido
Chocolate granulado


Modo de preparo

Para a massa com chocolate

Numa tigela grande, coloque 250 g de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de cacau em pó, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 pitada de sal e 150 g manteiga (ou margarina) em temperatura ambiente.

Com a ponta dos dedos, vá esfarelando a massa até obter uma farofa bem úmida (ou passe no processador) e misture bem.

Acrescente 1 gema e amasse delicadamente até obter uma massa lisa, macia e homogênea.

Deixe a massa descansar por 1h em local bem fresco.

Para modelar e assar

Coloque a massa descansada entre 2 plásticos.

Com o auxilio de um rolo, abra a massa até ficar bem fininha

(mais ou menos 1mm).

Retire o plástico de cima e disponha os fundos das forminhas, de aro removível, (7 cm de diâmetro x 3 cm de altura) sobre a massa aberta.

Cubra novamente com o plástico.Passe o rolo sobre os 2 lados, retire cada fundo das forminhas forrados e acerte as bordas. Monte as forminhas.

Com as sobras da massa, retire uma porção da massa, faça um rolinho e coloque-o em volta da forminha.

Pressione o rolinho na lateral da forminha, de baixo para cima, de forma a preencher toda lateral.

Com um garfo, fure o fundo de cada forminha.

Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC até ficar dourada por cerca de 1h. (a massa seca).

Retire do forno e deixe esfriar e desenforme.

Obs:caso não encontre esta forminha de aro removível (para pão de mel), pode ser usada forminha de empadinha.


Para o recheio de brigadeiro
Numa batedeira, coloque 500 g de doce de leite cremoso, 1/2 lata de creme de leite (sem soro), 50 g de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de manteiga sem sal. Bata até obter um creme bem liso.

Transfira para uma panela em fogo médio, mexendo sempre até obter um brigadeiro mole.

Desligue o fogo. Acrescente 1 colher (chá) de essência de rum e 1 colher (chá) de essência de baunilha. Misture delicadamente, transfira para um recipiente, cubra com papel-filme encostado no creme e deixe esfriar.

Para a montagem
Com o auxilio de uma colher ou pincel, faça uma fina camada de chocolate derretido, dentro de cada casquinha assada.Leve ao freezer para endurecer (cerca de 5 min).

Retire do freezer, coloque uma camada de brigadeiro (de modo a cobrir só o fundo) e espere endurecer.

Retire do freezer e com o auxílio de uma colher ou pincel, passe uma camada de chocolate meio-amargo derretido sobre o brigadeiro (já duro), selando o recheio das tortinhas.

Deixe endurecer e decore com uma pitanga grande de chantilly e chocolate granulado.

A massa pode ser guardada em geladeira por até 4 dias.

Sirva gelada

TORTA DE MAÇÃ


Ingredientes

Cobertura
1 xícara (chá) de farinha de trigo (115 g)
½ xícara (chá) de açúcar (95 g)
1 colher (chá) de canela em pó
½ xícara rasa (chá) de manteiga em pedaços (85 g)


Massa
1 xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (175 g)
1 xícara (chá) de açúcar (175 g)
raspas da casca de 1 limão
3 ovos
¾ xícara (chá) de farinha de trigo com fermento peneirada (175 g)
3 colheres (sopa) de leite
5 maçãs Gala sem casca fatiadas e passadas no suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de farinha de trigo misturada com 1 colher (chá) de canela


Creme Inglês
1 litro de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de amido de milho
5 gemas peneiradas
125 g de açúcar
modo de preparo

Cobertura
1 - Numa tigela coloque 1 xícara (chá) de farinha de trigo, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de canela em pó e misture. Adicione ½ xícara rasa (chá) de manteiga em pedaços e com as pontas dos dedos misture até formar uma massa esfarelada. Leve para gelar por 30 minutos.

Massa
2 - Coloque numa batedeira 1 xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente e 1 xícara (chá) de açúcar e bata bem até formar uma mistura cremosa (5 minutos). Com a batedeira ligada adicione raspas da casca de 1 limão, 3 ovos e bata bem. Desligue a batedeira, acrescente ¾ xícara (chá) de farinha de trigo com fermento peneirada e misture. Junte 3 colheres (sopa) de leite e misture delicadamente.


Montagem

3 - Numa tigela misture 5 maçãs Gala sem casca fatiadas e passadas no suco de 1 limão com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo misturada com 1 colher (chá) de canela.

4 - Numa fôrma redonda e de fundo falso (23 cm de diâmetro) untada e enfarinhada coloque a massa (feita acima) e espalhe bem. Distribua as maçãs fatiadas e misturadas com farinha.

5 - Retire a cobertura da geladeira (reservada acima) e passe pelo ralador para formar uma farofa. Espalhe esta farofa sobre as maçãs e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 1 hora. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme com cuidado e sirva em seguida com creme inglês.


Creme Inglês

1 - Numa panela coloque 1 litro de leite, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 colher (sopa) de amido de milho, 5 gemas peneiradas, 125 g de açúcar e misture bem. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Utilize em seguida.

TORTA DE ABACAXI



Ingredientes

Para o pão de ló
8 gemas
2 1/2 copos (tipo americano) de açúcar
8 claras batidos em neve
4 1/2 copos (tipo americano) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 copo (tipo americano) de leite quente


Para o doce de abacaxi
2 abacaxis cortados em cubinhos (sem o miolo)
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água


Para o creme
1 litro de leite
20 gotas de essência de baunilha
Açúcar a gosto
3 1/2 colheres (sopa) de amido de milho


Modo de preparo

Para o pão de ló
Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Misture com as claras em neve. Acrescente a farinha de trigo e o fermento químico em pó aos poucos, alternando com o leite quente. Misture muito bem.

Divida a massa em duas partes iguais e coloque em forma untada e enfarinhada de 35 cm x 24 cm x 4 cm de altura e asse em forno a 180ºC por cerca de 15 min. Reserve.

Para o doce de abacaxi
Misture tudo e leve ao fogo médio por cerca de 25 min até o abacaxi mudar de cor.

Para o creme
Dissolva o amido de milho em 1 xícara (chá) de leite. Coloque o restante do leite para ferver. Adicione a baunilha e o açúcar. Misture o amido dissolvido no leite fervendo e mexa por uns 5 min até engrossar. Deixe esfriar.


Para a montagem
Na mesma forma que assou o pão-de-ló, arme a torta (bolo).

Regue com um pouco da calda de abacaxi. Por cima, coloque metade do doce de abacaxi, metade do creme de amido de milho e o pão-de-ló.

Regue novamente com um pouco de calda de abacaxi, doce de abacaxi, creme de amido de milho, creme de leite e enfeite com ameixas.

ROSCA DE COCO


Ingredientes

Para a massa

  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres (sopa) de fermento fresco
  • 1 xícara (chá) de leite ou água
  • 1 gema para pincelar

Para o recheio de coco

  • (creme de baunilha)
  • 250 ml de leite
  • 100 g de açúcar refinado
  • 3 gemas passadas pela peneira
  • 25 g de amido de milho
  • 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1/2 colher (sopa) licor de cacau
  • 200 g de coco fresco ralado

Para a cobertura

  • (geléia de brilho)
  • 250 ml de água
  • 100 g de açúcar
  • 50 g de glucose
  • 15 g de amigo de milho

modo de preparo

Para a massa

Numa vasilha, coloque o açúcar com fermento. Mexa até que esteja totalmente derretido. Junte os ovos, a manteiga, o leite, o sal e metade da quantidade a farinha. Amasse bem e vá adicionando o restante da farinha aos poucos. Por último, sove a massa até que fique lisa.
Faça uma bola e deixe descansar por 5 minutos. Abra toda a massa em formato retangular, recheie e enrole como um rocambole. Corte rolinhos de 4 cm (de 12 a 14 rolinhos). Coloque-os numa fôrma de aro com 25 cm de diâmetro, untada com óleo ou fôrma de pudim do mesmo tamanho, untada com óleo e farinha. Deixe descansar por 20 minutos mais ou menos ou até dobrar de volume. Pincele a gema e asse em forno à 160º até dourar (cerca de 20 minutos). Quando sair do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro ou geleia de brilho.

Para o recheio de coco

Misture numa panela, o leite, o açúcar, as gemas, o amido de milho, a baunilha e o licor de cacau. Leve ao fogo baixo para cozinhar, mexendo sem parar até que esteja bem cozido. Retire do fogo e misture o coco. Use para rechear.

Para a cobertura

Coloque em uma panela, a água, o açúcar e a glicose. Leve ao fogo e deixe ferver por 2 minutos. Depois, junte o amido de milho dissolvido em um pouco de água e misture bem até engrossar.

Rendimento

2 roscas de tamanho médio com 25 cm de diâmetro (800 g cada)
Sugestão de recheio: frutas cristalizadas (150 g), uvas passas (50 g), creme de baunilha (200 g)

quinta-feira, 9 de julho de 2015

TORTA DE ATUM


Ingredientes

1 pão de forma sem casca
1 vidro de maionese de 250g
1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de atum sem óleo
1 e 1/2 tomate picado e sem semente
salsa picada a gosto
1 cebola picada
4 colheres (sopa) de azeitonas picadas
alecrim seco
sal gosto
pimenta rosa a gosto


Modo de preparo

Em uma vasilha, umedeça o pão com o creme de leite e a maionese, sem deixar amolecer muito. Misture bem até formar uma massa, depois acrescente os outros ingredientes, mexendo com uma colher de pau. Despeje a massa em uma forma de 21 cm de diâmetro por 9 cm de altura e cubra com papel alumínio. Leve à geladeira e desenforme no dia seguinte. Acompanha uma salada.

Se quiser decorar com gelatina no fundo, dissolva um envelope de gelatina incolor em 100ml de água fria, leve ao banho-maria para dissolver e acerte o sal. Espalhe a gelatina no fundo e coloque sobre uma bacia com gelo (vai endurecer rapidamente). Coloque a massa da torta e leve para gelar.

TORTA DE CAFÉ



Ingredientes

2 pacotes de biscoitos amanteigados de chocolate triturados no liquidificador (400 g)
1 xícara (chá) de manteiga sem sal picada
6 gemas peneiradas
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
4 colheres (café) de café solúvel
2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de licor de café
2 colheres (sopa) de gelatina em pó sem sabor e incolor
1 colher (chá) de essência de baunilha
6 claras
1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Numa tigela, misture os biscoitos amanteigados de chocolate triturados no liquidificador e a manteiga sem sal picada.
Faça uma massa levemente umedecida.
Com esta massa, forre uma forma redonda (23 cm de diâmetro) de fundo removível (para que a torta possa ser desenformada).
Ao colocar a massa na forma, é preciso compactar bem dos lados e no fundo, pois ela fica um pouco seca. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 min.
Retire do forno e deixe esfriar.

Numa panela (fora do fogo), coloque as gemas peneiradas, o açúcar, o café solúvel (sem diluir), o leite, o licor de café, a gelatina em pó sem sabor e incolor e a essência de baunilha.
Mexa bem para incorporar todos os ingredientes e depois ligue o fogo.

Quando começar a ferver, desligue o fogo, transfira para uma tigela e coloque para esfriar dentro de uma bacia com pedras de gelo até que fique um creme espesso. Reserve.

Bata as claras em neve, acrescentando, aos poucos, o açúcar até formar um suspiro. Com o auxílio de um batedor de arame, misture 2 colheres (sopa) desse suspiro ao creme reservado mexendo vigorosamente.

Depois, incorpore todo o suspiro ao creme, mexendo delicadamente.
Despeje sobre a massa já assada e leve à geladeira por cerca de 4h.

Tire da forma e decore com grãos de café.

TORTA HOLANDESA




Ingredientes

Massa

250g de margarina;
200g de açúcar refinado;
80g de leite condensado;
600ml de creme de leite sem soro;
Essência de baunilha a gosto;
Licor de frutas a gosto.


Cobertura

200g de chocolate meio amargo;
200g de creme de leite fresco;
10g de margarina.


Base

200g de biscoito tipo maisena.
Montagem lateral
200g de biscoito doce redondo com cobertura de chocolate (calipso)
modo de preparo

Massa

Na batedeira bata a margarina e o açúcar até obter um creme quase branco. Adicione o leite condensado e continue batendo. Junte o creme de leite e mexa bem. Acrescente a essência de baunilha e o licor de frutas.


Cobertura

Em uma panela coloque o creme de leite, aqueça sem deixar ferver e tire do fogo. Acrescente o chocolate e a margarina. Misture bem até derreter o chocolate.


Montagem

Em uma forma de aro removível (de 18 a 20cm de diâmetro por 4cm de altura), passe a fita no contorno da forma. Forre o fundo da forma com a bolacha maisena e as laterais com biscoitos redondos com cobertura de chocolate.

Coloque o creme e leve à geladeira por 2 horas. Retire e coloque a cobertura.

TORTA DE QUEIJO



Ingredientes

Para a montagem da forma

18 ou 19 fatias de pão de forma sem casca (9 cortadas no sentido do comprimento na altura da forma para as laterais, 5 ou 6 fatias cortadas em tiras para forrar o fundo da forma, 4 fatias cortadas no sentido diagonal(triângulos) para contornar em cima da torta deixando o centro livre)
Maionese para untar a forma e passar nas fatias de pão (fundo, lateral, cobertura da forma)
Obs: a maionese deve ser passada nos lados e laterais das fatias


Para o recheio

3 ovos batidos
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de mostarda em pó
1/4 colher (chá) de páprica doce
Orégano a gosto
1 colher (chá) de pimenta rosa
Pimenta dedo-de-moça picada a gosto
2 xícaras (chá - cheias) de queijo meia cura ralado grosso
2 colheres (sopa-cheias) de gorgonzola (50 g)
1 xícara (chá cheia "de mãe") de mussarela ralada grossa
1 xícara (chá cheia "de mãe") de queijo prato ralado grosso
3/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
Sal a gosto


Modo de preparo

Para a montagem da forma

Passe maionese nas fatias de pão e unte a forma de aro removível de 23 cm de diâmetro x 5 cm de altura. Forre as laterais e o fundo da forma com o pão, apertando as emendas dos pães para que depois de assado não abra muito. Reserve as fatias cortadas em triângulo para cobrir o assado.


Para o recheio

Misture aos ovos, o leite, a mostarda, a páprica, o orégano, as pimentas e os queijos. Acerte o sal.

Para a montagem

Despeje na forma forrada com os pães e contorne a superfície do assado com as fatias cortadas em triângulo, deixando o centro livre. Leve ao forno médio, coberta com papel-alumínio por mais ou menos 20 min. Retire o papel-alumínio e deixe mais 10 min mais ou menos ou até dourar.