terça-feira, 1 de setembro de 2015

MOLHO CASEIRO DE TOMATE


O molho de tomate é unanimidade na cozinha, isso todos sabem, mas além do sabor e coloração o tomate traz benefícios para a saúde. 


Benefícios do molho de tomate natural

- Previne o câncer
- Combate o envelhecimento
- É anti-inflamatório
- Melhora a saúde dos olhos
- Ajuda na perda de peso

Caseiro, o molho de tomate natural possibilita a conservação de vários nutrientes do fruto. Rico em vitaminas A, com ação antioxidante, e do complexo B, que fortificam ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, o tomate também compreende nutrientes como sódio, magnésio e potássio.

O licopeno, substância que dá a coloração avermelhada, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, permitindo que as células estejam protegidas. De acordo com pesquisadores da Universidade Nacional Chung Hsing, em Taiwan, o licopeno ainda é capaz de trazer benefícios para pacientes que enfrentam problemas do coração e alguns tipos de câncer.


Ingredientes:

 4 unidades de tomate sem pele

 1 cebola

 Ramos de manjericão fresco

 Sal a gosto.



O tomate ideal
Existem variedades diversas, mas ele o tomate italiano continua sendo a melhor opção. É o preferido entre os chefs de cozinha. O vegetal costuma ter formato oval, 10 centímetros de comprimento e três gomos. No interior, encontra-se uma grande quantidade de polpa, mas com poucas sementes.


Modo de Preparo:

Separe os tomates e a cebola. Corte-os em pedaços grandes. Leve tudo para uma panela grande semi tampada em fogo baixo. Misture de vez em quando para que não queime no fundo. Quando começar a soltar água, fique de olho. O ponto certo é quando todos os ingredientes estiverem macios.

Desligue o fogo e espere esfriar. Leve a mistura da panela para o liquidificador. Bata por alguns minutos. Volte com a mistura para a panela, novamente em fogo baixo. Tempere o molho de tomate natural com sal. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos.

Retire a panela do fogo e acrescente as folhas de manjericão.


Como guardar?


O molho de tomate natural deve ser conservado em potes de vidro lavados com água quente. Procure as versões com tampa de rosca, que garantem mais vedação. Se desejar, leve o molho para o congelador. Assim terá sempre a mão um delicioso e saudavel molho. Agora é só usar a sua criatividade e elaborar pratos para a família toda.

TOMATE RECHEADO COM ATUM


O tomate recheado pode ser escolhido como uma entradinha sofisticada ou até mesmo para acompanhar o prato principal.


Ingredientes:

- 4 tomates maduros e firmes

- 1 xícara de chá de alho-poró em fatias (utilize a parte branca)

- 1 lata de atum light conservado em água

- 1 xícara de chá de queijo cottage sem gordura

- Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto.

Modo de Preparo:

Para rechear o tomate, corte uma tampa da fruta e retire a polpa com uma colher, com cuidado para não furar. Corte outra tampa pequena do lado contrário, sem furar, para que o tomate pare em pé. Depois é só rechear!

Aqueça uma frigideira. Jogue um pouco de óleo e refogue o alho-poró até murchar e começar a dourar. Retire do fogo. Escorra a água do atum e amasse bem com um garfo. Acrescente o alho-poró e misture bem.

Tempere com sal e pimenta-do-reino. Recheie os tomates com o refogado de atum e finalize com um pouco de queijo cottage. Se quiser, salpique orégano por cima e leve a forno médio preaquecido por cerca de 25 minutos, ou até que os tomates comecem a murchar.